Descubra a causa dos problemas, a salvação para os fios e produtos para recuperar os fios.

Sol, areia e cloro ajudam a detonar os fios no verão

Sol, areia, vento e cloro da piscina são fatores que ajudam a detonar os fios no verão. A revista CLAUDIA preparou um guia para apontar a causa dos problemas, a salvação para os fios e produtos para recuperar quatro tipos de cabelo: os sem vida, os ressecados, os desbotados e os embaraçados.

1. Cabelo sem vida, murcho
Causa: os raios solares, o vento, o sal, o cloro e as altas temperaturas removem a umidade natural e destroem a queratina do cabelo. Com isso, os fios perdem “massa”, ficam frágeis e quebradiços. “O quadro se agrava se o cabelo já estiver danificado pelo excesso de secador e chapinha, abuso de processos químicos e dieta desequilibrada”, avisa a dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí (SP).
Salvação já: Faça cinco aplicações seguidas de ampolas com ativos reconstrutores, dia sim, dia não. Se preferir, recorra a máscaras enriquecidas com queratina e creatina (para repor os lipídios naturais) e silicone (sela as partes mais danificadas).
Boas opções: Maxi Carga de Queratina e Extratos Vegetais, Kendra, 21 reais; Fluido de Queratina Amino Shock, Vive Cosmétique, 15,50 reais; Concentrado de Queratina Vegetal e Semi di Lino, Farmaervas, 3 reais; Concentrado de Proteína e Creatina, Helcla, 3 reais.
Para prevenir: dê um tempo a secador, chapinha e químicas; enriqueça seu cardápio com proteínas (peixes e carnes magras); faça tratamentos reconstrutores com regularidade.

2. Cabelo desbotado, com a cor diferente
Causa: os raios UV penetram no interior do fio (córtex), onde ficam os pigmentos naturais e artificiais, oxidando-os. A agressão desbota os cabelos: os escuros ficam avermelhados e os loiros ganham um amarelado feio.
Salvação já: aplique xampu tonalizante no tom do seu cabelo (é bom recorrer a um cabeleireiro, pois talvez seja necessário fazer uma decapagem, isto é, clarear por igual, para só então aplicar o tom escolhido).
Para prevenir: use chapéu de abas largas e trama fechada; aplique produtos com ação protetora da cor sempre que se expuser ao sol e mergulhar no mar ou na piscina.
Boas opções: Leave-in Color Care Protect, Paul Mitchell, 75 reais; Xampu Solare Color Protection, Truss, 35 reais; Creme para Pentear Revitalizante da Cor, Lunna Hair, 17,50 reais; Xampu Elsève Regenium, L’Oréal Paris, 5,50 reais.

3. Cabelo opaco, ressecado
Causa: “a exposição direta e constante ao sol degrada as ceramidas, um tipo de cimento capilar que mantém as escamas dos fios unidas. Uma vez danificadas, elas se abrem, deixam os nutrientes internos saírem e a superfície do cabelo fica áspera e opaca”, diz a dermatologista Claudia Magalhães, de Recife.
Salvação já: aplique uma máscara de alto poder hidratante de duas a três vezes por semana, use linhas com ativos doadores de brilho (como extrato de pérola e de orquídea) e com ingredientes hidratantes (como aminoácidos do leite e do trigo, pantenol).
Para prevenir: evite secador e chapinha (o calor desidrata ainda mais o cabelo), use chapéu e filtro solar capilar e adote diariamente produtos hidratantes com ativos iluminadores.
Boas opções: Mousse Brilho Acetinado, Aspa, 24 reais; Máscara Total Gloss Fio & Pontas, Aroma do Campo, 5,60 reais; Xampu Elsève Nutri-Gloss com Proteína de Pérola, L’Oréal Paris, 5,50 reais; Xampu Orquídea para Cabelos Opacos, Colorama, 3,95 reais.

4. Cabelo embaraçado
Causa: “O cabelo tem cargas elétricas. Diante de uma agressão mecânica, provocada por escova, pente ou até na hora de lavar, ou química – tintura, alisamento, escova progressiva, descoloração –, elas se desequilibram e deixam os fios emaranhados”, diz o tricologista Adriano Almeida, de São Paulo.

Salvação já: passe um creme específico para pentear, aqueça os fios (com touca térmica ou toalha quente) por alguns minutos e desembarace mechas finas com um pente de madeira de dentes largos.

Para prevenir: não abra mão do condicionador ou de uma boa máscara hidratante, pois eles ajudam a estabilizar as cargas elétricas; nunca durma com os fios molhados e muito menos sem desembaraçá-los; quando sair ao vento ou for à praia, prenda um rabo-de-cavalo com elástico firme, porém revestido, para não quebrar os fios.

Boas opções: fluido Nutritivo e Protetor Manteiga de Manga, Klorane, 60,60 reais; Hidratante Capilar, Fênix, 15 reais; Máscara Queratina Ativa Umidess, Zhera, 11 reais; Creme Finalizador Leave-In Tutano e Castanha do Brasil, Kendra, 9,70 reais.

Fonte: www.claudia.abril.com.br

1 comentários:

Receita Genial disse...

O brilho dos cabelos nada mais é que o reflexo da luz nos fios, porém para criar esse efeito os fios tem que estar bem limpos. Não basta jogar uma água e pegar o xampu que estiver mais à mão no chuveiro.
Escolha o produto Brasil Ervas adequado ao seu tipo de cabelo e siga as dicas:
Comece molhando os cabelos e em seguida massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos, nunca com as unhas, enxague os cabelos e retire o excesso de água com uma toalha e na sequência aplique o condicionador, mantendo dois dedos de distância das raízes para evitar a oleosidade. Depois de retirar todo o condicionador seque com uma toalha sem esfregar muito pois o atrito irá favorecer a abertura das cutículas.
Use sempre a água fria ou no máximo morna, a água fria vai fechar a cutícula do cabelo, o que garantirá o brilho além de diminuir a oleosidade dos fios. Com as cutículas seladas os cabelos ficarão com textura mais uniforme e não embaraçarão tão facilmente, você vai sentir que até pentear as madeixas ficará mais fácil.
Não use a temperatura mais quente do secador e para finalizar a secagem dê um jato de ar frio nos cabelos, a tática funciona da mesma forma que a água fria: sela as cutículas, permitindo que a luz reflita mais nos fios, garantindo mais brilho.
O uso de um bom produto, após a limpeza, a base de silicone, dá um excelente resultado, porem certifique-se que o produto contenha silicone e não óleo mineral experimente o Reparador de pontas da Brasil Ervas.
A alimentação também influencia, uma alimentação adequada é fundamental para dar aos cabelos um aspecto sedoso e brilhante. As vitaminas do complexo B, proteínas e sais minerais, ferro, magnésio, selênio e zinco são essenciais para a beleza dos cabelos.

Experimente e prepare- se para brilhar.

Entre no site www.meushampoo.com.br cadastre-se e ganhei uma amostra da mascara de reparação intensiva (Argan Mask)